quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conceito Currículo e TIC

O currículo é um conjunto de saberes que vem associado às disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro aos interesses técnicos científicos, possibilitando a construção de saberes diários que aliados às novas tecnologias possibilita novas metodologias no ensino aprendizagem desenvolvendo uma transformação na escola.

A utilização das tecnologias potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no contexto escolar, trazendo contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo quando existe clareza da intencionalidade pedagógica. A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.

Diante disso precisamos buscar novos conhecimentos, ser um professor aprendiz, aberto e flexível a mudanças, e ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e atuação docente que permitam a contribuição das tecnologias disponíveis para o alcance dos objetivos.
Desenvolver projetos implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica, os desafios precisam se encaixar na estrutura do sistema de ensino. Os projetos na escola precisam ser articulados, ser
de interesse de um grupo e integrando todas as tecnologias disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário