terça-feira, 24 de agosto de 2010

Polinômios

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ser capaz de realizar operações entre polinômios
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações algébricas
Estratégias e recursos da aula
Na Videoteca
Atividade 1 - 2 aulas sendo apresentação dos vídeos e debate.
As operações com polinômios estão descritas no livro didático, mas é interessante que apresente aos seus alunos os vídeos abaixo, de acordo com a operação:
• Adição e subtração, http://www.youtube.com/watch?v=6JWrNiBncl8&feature=related
• Multiplicação, http://www.youtube.com/watch?v=p76yDrOwPls&feature=related
• Divisão:
• Método das Chaves, http://www.youtube.com/watch?v=708UF74gLWo&feature=related

Questione sobre o entendimento das operações e se necessário apresente novamente os vídeos e tire todas as dúvidas apresentadas pelos alunos.
Atividade 2 - 2 aulas
Elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar, além do livro didático algumas sugestões estão disponíveis em:
http://turmadomario.com.br/cms/images/download/matematica/polinomios6.pdf
Atividade 3
No Labin ou data-show - 2 aulas
Utilize também uma atividade lúdica para consolidar os conhecimentos sobre operações com polinômios. Para isto, a partir da página 26 do documento disponível em http://www.uri.com.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/845.pdf , existe a descrição do “jogo de álgebra” onde você pode confeccionar e trabalhar com as fichas.
Recursos Complementares
Parte teórica(vídeos):
• Adição e subtração, http://www.youtube.com/watch?v=ttRY_8czAaU&feature=related
• Multiplicação de polinômios, http://www.youtube.com/watchv=iXcAhIzKUgQ&feature=related
• Divisão de polinômios,
Método das chaves, http://www.youtube.com/watch?v=FDqhD7ADd1s&feature=related
Avaliação
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
• Atividades em sala.
• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
• Em aulas posteriores realizar competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema ao outro caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.

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