quarta-feira, 9 de junho de 2010

Hipertexto
A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais.
O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a melhor compreensão do que se conhece. Um sistema de hipertexto apresenta três características: flexibilidade para ir e voltar, aleatoriedade ao acesso à informação, forma estrutural de rede.
Segundo alguns autores, a navegação em ambientes hipermidiáticos tem alguns desafios de ordem técnica e epistemológica. Para muitos, “a exploração de uma vasta base de dados é feita a esmo, sem qualquer organização. A desarticulação das mensagens e sua multiplicação no tempo e no espaço criam a ilusão de conhecimento, onde a superficialidade é a conseqüência mais grave. A solução para este problema está no próprio usuário que deve se ater a resolver um determinado questionamento.” (Bugay & Ulbricht, 2000).
Algumas vezes, a navegação em um hipertexto é acompanhada de certo desconforto, pois, diferente do suporte espacial do papel, o hipertexto se apresenta na potencialidade da não linearidade. O mapa mental que o usuário deverá fazer poderá deixá-lo inseguro como se perdesse a referência do geral. Um usuário pouco experiente pode se sentir desconfortável e se perder nos inúmeros nós e links do documento. Independente da experiência do usuário é indicado que um ambiente hipertextual deva apresentar algumas ferramentas orientadoras à navegação, ser lógico na sua estrutura e interativo na comunicação entre usuário e documento.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana!

    Interessante o seu post! Gostei mais ainda das palavras que você escolheu para serem hiperlinks. Elas, realmente, contribuíram para a compreensão do texto.

    Um abraço encantado!

    ResponderExcluir